Incidente aconteceu no último sábado (24). Exposição ficará fechada até 2 de julho para restauração da obra.
-
Um turista foi acusado de danificar um quadro pintado há mais de 300 anos enquanto tentava fazer um vídeo de meme em um museu de Florença, no último sábado (21).
-
A direção da galeria italiana relatou que o retrato do príncipe Ferdinando de Medici, pintado por Anton Domenico Gabbiani em 1712, foi rasgado quando o homem se desequilibrou ao andar de costas em direção à obra.
-
Por causa do incidente, a exposição à qual a pintura pertence ficará fechada para o público até o dia 2 de julho. O turista, que é um italiano, não teve sua identidade revelada.
Turista que tentava fazer meme tropeça e rasga quadro de 300 anos em museu de Florença
Uma visitante foi acusado de danificar um quadro pintado há mais de 300 anos enquanto tentava fazer um meme em um museu de Florença, no último sábado (21).
A direção da galeria Uffizi relatou que o retrato do príncipe Ferdinando de Medici, pintado por Anton Domenico Gabbiani em 1712, foi rasgado quando o turista se desequilibrou ao andar de costas em direção à obra.
Segundo o jornal Corriere della Sera, um homem tropeçou nos degraus de proteção instalados para manter distância dos quadros e caiu sobre a tela, causando um rasgo na altura do pé direito do príncipe.
Por causa do incidente, a exposição à qual a pintura pertence ficará fechada para o público até o dia 2 de julho. O turista, que é um italiano, não teve sua identidade revelada.
O quadro será restaurado, mas o diretor da galeria Uffizi pretende barrar esse tipo de comportamento.
“O problema dos visitantes que vêm aos museus para fazer memes ou tirar selfies para as redes sociais está se tornando generalizado: vamos impor limites muito precisos, impedindo comportamentos incompatíveis com o sentido das nossas instituições e com o respeito ao patrimônio cultural”, disse Simone Verde.
Retrato de Fernando de Medici (à esq) foi rasgado por visitante, segundo direção da galeria Uffizi, de Florença — Foto: Uffizi
A obra do artista Nicola Bolla é uma referência ao quadro A Cadeira de Van Gogh com Cachimbo. Coberta com cristais Swarovski, ela é extremamente frágil. O visitante foi processado pelo museu.
Visitante quebra obra exposta em museu em Verona, na Itália
Foto de turista que danificou estátua de Netuno em Florença — Foto: Reprodução/@DarioNardella




