Por enquanto, apenas assinantes do plano X Premium Plus, que custa US$ 40 por mês (cerca de R$ 230), têm acesso antecipado à nova geração do Grok, segundo o site The Verge. Já a versão anterior, Grok 2, continua disponível gratuitamente na rede social X e no site oficial da IA.
Entre as principais novidades, o principal produto da xAI agora utiliza mecanismos de autocorreção que evitam os erros conhecidos como “alucinações”, que afetam alguns chatbots de IA e os levam a processar dados falsos ou enganosos como fatos.
Musk chamou a nova versão de “assustadoramente inteligente” e destacou que o Grok 3 possui 10 vezes mais recursos computacionais que seu antecessor (Grok 2), lançado em agosto do ano passado.
A nova geração do Grok agora conta com dois modos de raciocínio, ainda segundo o site The Verge. O primeiro, chamado “Think“, exibe o processo de pensamento do chatbot ao receber um comando — um mecanismo já presente em outras IAs, como DeepSeek e ChatGPT.
O segundo modo, “Big Brain“, é utilizado para tarefas mais complexas, que exigem maior poder computacional.
Além disso, Musk anunciou um novo mecanismo de pesquisa dentro do Grok, chamado “Deep Search“. Ele também afirmou que, em breve, a IA terá suporte para interações por voz, recurso já presente no ChatGPT.
“O Grok 3 tem capacidades de raciocínio muito potentes. Nos testes que fizemos até agora, o Grok 3 está superando tudo que já foi lançado, que conhecemos. Isso é um bom sinal”, disse Musk na semana passada, durante a Cúpula Mundial de Governos de Dubai, segundo a agência France Presse.
DeepSeek, ChatGPT e Gemini: qual é a melhor inteligência artificial?
IAs concorrentes também avançaram
O Grok 3 entrou em um campo de batalha repleto de produtos de IA cada vez mais sofisticados e lucrativos.
O lançamento acontece no momento em que o homem mais rico do mundo está utilizando os poderes concedidos pelo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, para reestruturar e desmantelar agências federais por meio do recém-criado Departamento de Eficiência Governamental (DOGE).
Elon Musk e o presidente dos EUA, Donald Trump, em 11 de fevereiro de 2025 — Foto: REUTERS/Kevin Lamarque
Celular no bloco de carnaval: como proteger o aparelho antes, durante e depois da folia
Robô conversa com outros robôs e os convoca para largarem seus empregos





