O estado de Minas Gerais foi eleito pela publicação internacional Condé Nast Traveler, referência em turismo, como um dos principais destinos gastronômicos do mundo em 2026. O estado brasileiro aparece ao lado de lugares como Boston, nos Estados Unidos, ilha de Creta, na Grécia, Sevilha, na Espanha, e Medellín, na Colômbia (veja lista completa ao fim da reportagem).
A publicação, que entrou no ar nesta quinta-feira (18), destaca que o estado brasileiro é conhecido pela cultura gastronômica baseada em tradições rurais, produtos artesanais e ingredientes de origem local, principalmente queijo e café.
A reportagem cita que a produção de queijo envolve 106 municípios, onde o produto é feito há mais de 300 anos.
Publicação Condé Nast Traveler exibe imagens de locais que colocam Minas Gerais em ranking de destinos gastronômicos do mundo em 2026 — Foto: Reprodução/Condé Nast Traveler
Festival de Tiradentes e alta gastronomia em BH
O texto aponta a cidade de Serro, com seus cerca de 800 pequenos produtores e propriedades familiares, como uma das cidades com tradição na produção do queijo. Também cita o festival gastronômico de Tiradentes e a paixão por vinho que tem crescido na cidade histórica e na região da Serra de São José.
O ranking da Condé Nast Traveler menciona Belo Horizonte como local de expansão da gastronomia, com chefs abrindo restaurantes da alta culinária e fazendo releituras contemporâneas dos tradicionais botecos.
Além de mencionar chef reconhecidos na capital mineira, o texto cita locais clássicos, como o Xapuri e o Mercado Central.
Queijo produzido em uma das fazendas da Rota do Queijo. — Foto: Thâmer Pimentel / Reprodução TV Globo.
Melhores destinos gastronômicos de 2026
Ao todo, a publicação cita dez lugares como melhores destinos gastronômicos de 2026. Veja lista abaixo:
- Boston (EUA)
- Creta (Grécia)
- Fès (Marrocos)
- Hong Kong
- Medellín (Colômbia)
- Minas Gerais (Brasil)
- Parramatta, Sydney (Austrália)
- Patan (Nepal)
- Condado Prince Edward (Canadá)
- Sevilha (Espanha)


