A inauguração aconteceu na terça-feira (24), com a presença de Kim Jong-un, fogos de artifício e um grande público, de acordo com as imagens divulgadas pela KCNA. O líder visitou as instalações, que incluem um parque aquático.
Segundo a KCNA, moradores da Coreia do Norte poderão acessar o local a partir de 1º de julho. A agência não informou se turistas estrangeiros também terão acesso.
O governo promete que o complexo terá hotéis, acesso à praia e acomodações para cerca de 20 mil pessoas.
Kim Jong-un quer transformar Wonsan, tradicional destino de férias para norte-coreanos, em um polo turístico bilionário, segundo a agência Reuters. O projeto foi anunciado em 2014.
Kim Jong-un na praia de Wonsan, na Coreia do Norte — Foto: Divulgação/KCNA
Kim Jong-un e a filha, Kim Ju Ae, durante inauguração do complexo turístico de Wonsan Kalma — Foto: Divulgação/KCNA
Turistas vetados
A Coreia do Norte fechou suas fronteiras em 2020, no início da pandemia, mas vem suspendendo gradualmente as restrições desde 2023.
Desde então, o país autorizou a entrada de grupos russos, mas Pyongyang e outras regiões seguem fechadas ao turismo comum. Em abril, no entanto, houve uma maratona com atletas estrangeiros na capital do país.
Segundo a agência Associated Press, o resort provavelmente exigiu um enorme investimento da Coreia do Norte e eventualmente terá que receber turistas chineses e outros estrangeiros para pagar o seu custo.
Kim Jong-un tem buscado tornar o país um polo turístico como parte dos esforços para reanimar a economia, que está em crise. A área de Wonsan é uma de suas principais apostas.
Kim Jong-un e a filha, Kim Ju Ae, durante inauguração do complexo turístico de Wonsan Kalma — Foto: Divulgação/KCNA
Hackers deixam Coreia do Norte bilionária com criptomoedas



